IMPACTO

A liberdade virtual e o isolamento

SINOPSE

O Homem mudou e mudou o mundo, transformando-o numa “Aldeia global”.

Sendo simultaneamente o agente e o sujeito de mudança, ele é também o criador e a criação. Toda a acção exercida pelo homem tem impacto sobre si mesmo. Na sua acção criadora sobretudo no domínio da tecnologia o homem desencadeou forças que não domina, gerando reacções em cadeia.

O lado bom e o lado mau dos efeitos da tecnologia são difíceis de separar, pois são a frente e o verso da mesma moeda, e uma não existe sem a outra.

Nunca a humanidade teve ao seu dispor tantos meios nem nunca enfrentou tantos desafios de identidade. Os meios tecnológicos propiciam-nos libertação mas ao mesmo tempo criam barreiras que nos vão afastando fisicamente. 

Sendo a comunicação omnipresente, nunca a solidão esteve tão presente e nunca o homem esteve tão alheio ao seu semelhante.

Paradoxalmente, comunica-se mais e mais facilmente através destes canais do que pelo contacto humano directo, o que faz com que sejam criadas relações irreais ou quase absurdas. Estes tipos de relações são só possíveis num mundo virtual, onde a criatividade é infinita. Uma vez inserido neste mundo, o homem corre o risco de confundir a realidade com ficção, passando a agir no seu quotidiano como se estivesse numa realidade virtual, ou seja, a viver num mundo de fantasia.

Hoje vivemos fechados em nós próprios, embora em constante comunicação com o mundo. Mas nunca os homens se sentiram tão sós…

Ficha Artística

Coreografia: Daniel Cardoso
Dramaturgia: Pedro Alves
Cenografia: Daniel Cardoso
Bailarinos: Elson Ferreira, Filipe Narciso, Henriett Ventura, Inês Godinho, Theresa Da Silva C.
Música: Peter Gabriel, High Light Tribe, Nine Inch Nails, Rene Aubry, Gotan Project, Sigur Rós
Desenho de Luz: Daniel Cardoso, Thomas Toutain
Direção Técnica: Thomas Toutain
Figurinos: Daniel Cardoso
Fotografia: Cristina Cardoso

Informações

Público: maiores de 6 anos
Duração: 1h30 (com intervalo)

Contacte-nos

Para questões relacionadas com espectáculos, patrocínios, estágios, intercâmbios, ou outros assuntos, por favor entre em contacto connosco.

Not readable? Change text.