Filipe NarcisoBailarino

    Resumo Biográfico

    Filipe Narciso, nacionalidade portuguesa, começou os seus estudos na área de dança com seis anos de idade no “Estúdio de Dança Jazzbel” com Anabela Botica Afonso como professora.

    Em 1997 ingressa na “Escola de Dança do Conservatório Nacional” onde se graduou em 2005 recebendo o respectivo diploma de Bailarino Profissional.

    Durante o seu percurso académico participou em trabalhos com coreógrafos como, José Luís Vieira, Armando Luna, Benvindo Fonseca, David Fielding, Nicolas Marckmann, Nils Christe, Barbara Griggi e Nicolaas Marckmann.

    Participou no “Eu-China Arts Summer School” organizado pelo British Council.

    Recebeu a medalha de “1º Lugar no II Concurso de Dança do Algarve – Dançarte” na categoria de Solista com organização de Beliaev “Centro Cultural e Companhia de Dança do Algarve”.

    A convite da “Companhia Nacional de Bailado” integrou como bailarino na produção do bailado “Quebra-nozes”.

    Em 2005 após terminar os seus estudos recebeu convite para ingressar na Companhia Nacional de Bailado onde dançou em produções como “D.Quixote” de Mehmet Balkan, “Lauriane” (uma Ópera do Teatro de São Carlos) de Ron Howell, e “Giselle” de George Garcia.

    Em Setembro de 2006 tornou-se membro do Quorum Ballet.

    Desde então dançou todo o repertório da companhia incluindo mais de 14 obras de Daniel Cardoso. Trabalhou também com Iolanda Rodrigues no programa “Relações”, Jonathan Hollander e Thaddeus Davis em “The Other Side”, Rita Galo em “Desenho ao Invés”, Xavier Carmo em “Xirtam”, Freedie Moore em “Healing”, Barbara Griggi em “Excentric Concentric” e Itzik Galili em “Until… With/out Enough”.

    Em 2009/10 Filipe foi bailarino convidado da CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea.

    Em 2010 foi bailarino convidado do Peter Schaufuss ballet

    Em  2011 é convidado a fazer parte do Júri do I Leiria Dance Competition.

    Em 2012 estreia-se como coreografo no Quorum Ballet com a peça infantil “A Cidade Verde e a Cidade Azul”.

    Desde 2012 que é júri convidado dos exames de Composição e técnica de dança moderna da Academia de Dança de Setúbal.

    Em Abril de  2013 coreógrafa “Impetus” para o Projecto Quorum (Um grupo pré-profissional da Quorum Academy) e coreografa “Roof Drops” um dueto premiado com um 2º lugar no Festival de Dança de Viana.

    Na temporada de 2014/2015 trabalha com o Ballet Nacional da Albânia como assistente de coreógrafo.

    Em 2016 coreógrafa “Roots” um dueto contemporâneo premiado com a medalha de bronze nas finais Dance World Cup 2016 em Jersey e em 2017 em Offenburg é premiado com a medalha de prata com “Love at the first sight”.

    Em 2018 coreografa “Requiem“ para o Projecto Quorum e “Nocturno a 11 corpos” para o ANIMAballet da escola de dança do Funchal. No mesmo ano é juri convidado dos exames de dança contemporânea dos alunos finalistas da Escola de dança do conservatório nacional.

    Em 2019 coreógrafa “E se eles fugissem todos?” uma peça infantil para o Quorum Ballet uma adaptação da obra de Camille Saint-Saëns “O Carnaval dos Animais”.

    A sua experiência como professor inclui os cursos livres da Escola de Dança do Conservatório Nacional,Quorum Academy, Estúdio de Dança Jazzbel, Academia Art!st, XV Estágio de Dança de Aveiro, Dance Factory, Soffiart-Atelier Dança e Movimento, Diarte Dance, Arabesque – Academia de Dança e Representação, Espaço Dançatitude, Academia ArteMove, Ent’artes escola de dança, Escola de Dança do Funchal, Dancer’s Up e Escola de Dança Eva Vieira de Almeida.

    Contacte-nos

    Para questões relacionadas com espectáculos, patrocínios, estágios, intercâmbios, ou outros assuntos, por favor entre em contacto connosco.

    Not readable? Change text. captcha txt
    X