Maria LamaCompanhia Maria Lama e CEDAM

    Biografia

    Professora de Yoga e Dança Aérea
    e Criação Coreográfica

    Nasceu em Badajoz: Bailarina, coreógrafa, actriz, acrobata aérea e professora de Dança Contemporânea e Clássica. Licenciada em Dança Clássica e CBTS (Certificate in Ballet Teaching Studies) através da Royal Academy of Dance, Faculdade de Educação (Londres). Estudou dança contemporânea no The Place (Londres) e Institute del Teatre (Barcelona). É também licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade da Extremadura (Espanha). Iniciou a sua formação artística em teatro e dança contemporânea, na qual trabalha profissionalmente desde 1995 em vários campos; na formação, como professora na Extremadura e em Portugal, e como bailarina, actriz e coreógrafa, participando em produções e festivais a nível nacional e internacional para várias companhias, e também criando e dirigindo espectáculos para diferentes eventos e produções. Trabalhou como actriz e bailarina para várias companhias em Espanha, Françaa, América Latina, Costa do Marfim, Senegal e Rússia. Desde 2005, coordena o Projecto de Formação em Dança Contemporânea para a Câmara Municipal de Campo Maior (Portugal), e é co-fundadora e directora artística da Associação Cultural AXPRESS-ARTE (Campo Maior, Portugal), para a qual tem criado e dirigido vários espectáculos.

    Entre os seus trabalhos coreográficos mais recentes:
    Para a Companhia Teatrapo Producciones, “Marco Aurelio”, estreou no Festival Internacional de Teatro Clásico de Mérida em 2016, “Violeta”, estreou em Badajoz em Novembro de 2017, ambos dirigidos por Eugenio Amaya. “La Comedia del Fantasma”, estreou no Festival Internacional de Teatro Clásico de Mérida em 2018, dirigido por Félix Estaire. Em 2019, com a Companhia Garufa Teatro para a peça “Siempre Pícaros”, encenada por José Antonio Sayagués.

    Em 2019 fundou o CEDAM, Centro Extremeño de Danza y Artes del Movimiento, um espaço de formação e criação de Dança em Badajoz, do qual é directora e pedagoga, e lançou o primeiro programa de formação profissional em Dança e Criação na Extremadura.
    Actualmente, como companhia independente, estreou a sua última produção “Femmes”, que está actualmente em tour a nível nacional e internacional.

    Contacte-nos

    Para questões relacionadas com espectáculos, patrocínios, estágios, intercâmbios, ou outros assuntos, por favor entre em contacto connosco.

    Not readable? Change text. captcha txt
    X