Resumo Biográfico
Coreógrafo
Roberto Altamura
Formou-se na SPID (Escola Profissional de Dança Italiana) em Milão, completando a sua formação em dança contemporânea na Merce Cunningham Dance Company (New York.
Dança para a companhia Leggere Strutture (Bolonha – Itália); participa em grandes produções como a ópera rock “Drácula”, e “Tosca”, produzida por David Zard. Colabora com a bailarina e directora, Caroline Bo, em Marselha tendo já sido dirigido por Sir Graham Vic, Ron Howell e Mario Piazza.
Em Milão, dançou em muitas produções do Teatro Nohma e da companhia Corpi Mobili na qual teve a oportunidade de dançar para o compositor Ludovico Einaudi.
Participa no “Festival Oriente Occidente”, onde recebe o prémio da crítica de Elisa Guzzo Vaccarino para a edição de 2009 como melhor bailarino, e fica entre os cinco finalistas europeus com a sua coreografia Cuori Imperfetti no concurso “Cercasi Coreografi” organizado pela WDA Europe em cooperação com a IT / UNESCO. No mesmo ano, apresenta o espetáculo completo no Teatro Studio Foce em Lugano (Ch). Desde 2009, dedica-se à formação de jovens talentos em dança contemporânea, realizando workshops e seminários em Itália, Suíça e Áustria. Trabalha como coreógrafo para projectos independentes, companhias e eventos internacionais e colabora com a Universidade de Singapura, criando espectáculos e ensinando dança contemporânea.
Em setembro de 2011, funda e é Diretor Artístico da escola de dança Milan City Ballet, em Milão. Organiza, desde então, em parceria com Virginia Spallarossa, o festival de dança contemporânea “Pillole – somministrazioni di danza d’autore” em Milão. É professor convidado em várias escolas.
Roberto Altamura é atualmente diretor artístico da escola Milano City Ballet e da companhia de dança Milano Contemporary Ballet, que fundou, bem como do programa de formação.