Biografia
Ballet Clássico
Tom Colin nasceu em Antuérpia, na Bélgica em 1975. Aos 4 anos de idade assistia frequentemente às aulas de bailado da sua mãe (professora do Ballet e bailarina). Obteve os seus estudos de dança no Instituto Royal de Bailado de Antuérpia.
Teve como professores Marinella Paneda, Jos, Jeanne and Annie Brabandts, Tom e Ben van Cawenbergh, George Houbiers, Piotr Nardelli e Jan Nuyts. Sob a direcção de Robert Denvers, o Ballet Real da Flandres foi a companhia onde adquiriu as suas primeiras experiências profissionais e onde permaneceu de 1993 a 2003. Durante este período dançou a maior parte do repertório do Ballet Real da Flandres, do qual salienta O Lago dos Cisnes (Jan Fabre), O Quebra-Nozes, Romeu e Julieta e Os 3 Mosqueteiros (André Prokovsky), La Fille Mal Gardée (Joseph Lazzini), Coppélia (Attilio Labis), Cinderella (Peter Anastos), Drácula (Stuart Sebastian), Death and Fire (Xin Pen Wang), Carmina Burana, A Sagração da Primavera, Tango Fiesta, Looking Through Glass e O Pássaro de Fogo (Mauricio Wainrot), Synchronicities, Symposium e Bach in Four Voices (Christophe D’Amboise), Drifting Inwards, Seen Within a Square, Disregarding Changes e Moving Views (Danny Rosseel) e Emperor’s Dream e Rubens (Marc Bogaert) e Ostacoli (John Wisman). Em 2003 entrou para a Companhia Nacional de Bailado onde dançou Do repertório da CNB dançou O Quebra-Nozes (dança Árabe) de Mehmet Balkan, o papel Principal no bailado Pedro e Inês de Olga Roriz e o papel de Dom Quixote em D. Quixote de Mehmet Balkan, entre outros. Cantata, (bigonzetti), uma noite de Verao, ever near ever far, all by Spoerli, Return to a strange land (Kylian(, Por vos muero( Nacho Duato), Savaliana, La valse (p. Ribeiro), come together (R Horta(, Strokes through the tail (M. Donlon). , A sagracao de primavera (Nijinski, Roriz), Concerto, Light (Cantaloupo), Kammerballet, 5 Tango]s, (HV Manen), Serenade, Who cares *Balanchine), fez de Tybalt no Romeo and Juliet, Hylarion na Gisele, Rothbart no Lagos dos Cisnes, The duet `Passo Continuo` de Mauro Bigonzetti. Em 2012 dançou Grosse Fuge e Noite Transfigurada, coreografia de Anne Teresa de Keersmaeker. No mesmo ano participou como coreógrafo no atelier coreográfico Gesto Contínuo da CNB com o bailado Imprint. Para o mesmo bailado assinou ainda a Composição musical, Figurinos e Desenho de luz. Galas de Bailado:
Participou em várias galas, a destacar a de La Baule (França), no seu último ano escolar, dançando In the Mist de Jiri Kilián e em Roeselaere, na Bélgica, onde dançou Blue Pale, de Issabel Beernaert. The International Ballet Gala em Lisbon com CNB, Gala]s in Porto, Faro, Turkey, Russia, Italy e France. Como coreógrafo criou Imprint (CNB), Perception (CNB), Grief (duet four Gala), Equanimity (EADCN), Patterns (CCB), In pursuit of the perfect prime (quartet for Gala ́s)
Como repetiteur começou ensaiar a Perna esquerda de Tchaikovsky (de T. Rodrigues) em 2015. Depois com ensaiador fez Dom Quixote (E. Volodine), O lago de cisnes (F. Duarte), Side story (M. Ramalho), Madrugada (VH Pontes), Short cut (HV Manen), O Quebra-Nozes (M. Balkan), Contos de abstrato (S. Castro, A. Cabrito), Especialistas A. Bizarro), Nos como Futuro (D. Gorjao), Principes, heroinas, amores impossíveis e outras assombrações (C. Camara), Chronicle (M. Graham), Symphony of sorrows (M. Ramalho), Corpos de Baile (M. Silva Ferreira), Fall (S.L. Cherkaoui), Shostakovich pas de deux (Y. Boquin), Alice no pais das maravilhas (H. Quintero), La Sylphide (A. Bournonville), Desde Mundo e do outro (O. Roriz), Cantata (M. Bigonzetti).
Por fim como professor leciona nos EVC (contemporâneo e clássico), CNB, ESD, Workshops de OME pela Europa.
É mestre em Ensino de Dança(ESD), com a tese “Dancing with an emotional connection to movement quality”