ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
SINOPSE
“Alice no País das Maravilhas” é uma obra escrita por Lewis Carroll (pseudónimo de Charles Lutwidge Dodgson), em 1865, e inserida no género literário “nonsense”.
A história desenvolve-se numa lógica característica dos sonhos, tendo o autor utilizado recursos linguísticos e charadas matemáticas como forma de sátira dirigida tanto às pessoas das suas relações como à sociedade da época. O livro conta a história de Alice, uma menina muito curiosa que, a perseguir um coelho, cai na sua toca, sendo transportada para um mundo de fantasia, habitado por seres estranhos e onde vive aventuras fantásticas.
Nas palavras da criadora, “por ser uma história tão complexa e fora da nossa realidade, consegue fascinar qualquer pessoa. A mim fascinou-me e ainda me fascina! Será uma questão de perspectivas ou de impossibilidades possíveis?
Alice transporta-nos para um mundo fantástico, onde a realidade não passa de fantasia carregada de valores. Pela mão de personagens misteriosas e carismáticas, Alice percorre um caminho de aventuras cheias de cor e magia, revelando uma lógica do absurdo exagerado dos sonhos, onde Tempo é sinónimo de Eternidade.
Uma peça destinada a todos, dos mais pequenos aos mais graúdos, com muitas peripécias por desvendar! Tenho como inspiração a minha pequena irmã Alice, que todos os dias me abre as portas do seu extraordinário mundo de fantasias e peripécias. Onde tudo é nada e nada é tudo! Tal como na história.”
Inês Godinho (Dezembro 2012)
Direção Artística: Daniel Cardoso
Coreografia: Inês Godinho
Intérpretes: 8 bailarinos
Música: Alen Menken, John Powell, Dario Marianelli, Philip Hochstrate, Simon Turner, Rupert Gregson-Williams, Danny Elfman
Cenografia: Hugo Franco Matos
Desenho de Luz: Daniel Cardoso
Concepção de Figurinos: Escola de Moda de Lisboa
Execução dos figurinos: Fátima Zambujo (patrocinado por boutique Káty), Helena Pereira
Edição de Vídeo: António Cabrita
Concepção de Imagens: Hugo Franco Matos
Textos: Inês Godinho
Narração: Pedro Pereira
Edição de som/narração: Paulo Pereira
Sonoplastia: Elson Ferreira
Fotografia: C. Cardoso
Produção: Raquel Vieira de Almeida
Público: maiores de 3 anos
Duração: 50 minutos