Daniel CardosoDirector Artístico e Coreógrafo

Resumo Biográfico

Diretor Artístico e Coreógrafo

Daniel Cardoso formou-se na Escola de Dança do Conservatório e foi bolseiro na Martha Graham School of Contemporary Dance, onde recebeu a CocaCola Award for Artistic Excellence pela Fundação Coca-Cola, nos EUA, e, na Joffrey Ballet School na cidade de Nova Iorque.

Nos Estados Unidos dançou em companhias como Martha Graham Dance Company, Donald Byrd/The Group (Solista), Pearl Lang Dance Theater, Battery Dance Company entre muitas outras. Em 2001, assinou contrato até 2005 com o Peter Schaufuss Ballet onde ascendeu a bailarino principal. No mesmo ano foi convidado a montar o bailado Maple Leaf Rag, de Martha Graham, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro no Brasil para a Martha Graham Trust.

Ao longo da sua carreira como bailarino dançou trabalhos de coreografos como Martha Graham, Peter Schaufuss, Robert Wilson, Maurice Béjart, Itzik Galili, Giuseppe Frigeni, Donald Byrd, Susan Stroman, Ginger Thatcher, Pearl Lang, Milton Meyers, Richard Move entre muitos outros.

De volta a Portugal no Verão de 2005, fundou o Quorum Ballet do qual é coreografo residente e Director Artístico.

A sua experiência como coreógrafo inclui mais de 35 trabalhos para o Quorum Ballet, peças para o Ballet Nacional da Opera da Albânia (Albânia), Ballet Nacional de Split (Croácia) Peter Schaufuss Ballet School (Dinamarca), Vaganova Academy (Rússia), Afrikera Dance Theater (Zimbabwe), CeDeCe Companhia de Dança, Companhia de Dança de Almada entre muitos outros. O seu trabalho tem sido altamente reconhecido a nível nacional e internacional pela critica especilaizada e apresentado em mais de 20 paises.

Do vasto repertório criado para o Quorum Ballet detaca-se a “Sagração da Primavera | Made in China”, peça estreada na China em 2018 em co-produção com o Shangai Oriental Arts Center, a Magic Flute e a Young Artists Plateform of Dance em Pequim.

Desde 2007 é professor e coreógrafo convidado na Vaganova Dance Academy em São Petersburgo, na Rússia. Em 2008 cria a peça “Encounters” para a Vaganova Academy estreada no Teatro Mariinsky.

A sua experiência como professor incluí Martha Graham Center of Contemporary Dance (USA) Teatro Municipal do Rio de Janeiro (Brasil), Vaganova Dance Academy (Russia), Ballet Nacional da Opera da Albânia (Albania), Oslo National Academy of the Arts (Noruega), Peter Schaufuss Ballet and PSB School (Denmark), Escola Superior de Dança (PT), CeDeCe Companhia de Dança (PT) entre muitos outros.

Actualmente Daniel Cardoso é também membro do Concelho Geral da Escola de Dança do Conservatório Nacional em Lisboa e juri em diversas competições internacionais de dança.

Contacte-nos

Para questões relacionadas com espectáculos, patrocínios, estágios, intercâmbios, ou outros assuntos, por favor entre em contacto connosco.

Not readable? Change text. captcha txt
X